PLANEJAMENTO : LÍNGUA PORTUGUESA
Plano de aula
Dados de identificação:
Componente
Curricular: Língua Portuguesa (4 períodos de 90min.c/)
Ano: 2ºano
Nome do
professor: Sheila
Conteúdos:
o
Leitura oral e silenciosa;
o
Leitura e interpretação do texto;
o
Ortografia: os sons do x;
Objetivos:
o
Desenvolver a habilidade de leitura oral e
silenciosa;
o
Desenvolver a interpretação do texto;
o
Estabelecer ideias do texto em relação à
amizade, neste caso do seu animalzinho de estimação;
o
Ampliar seus conhecimentos;
Procedimentos:
o
Estratégias de leituras, diversas
habilidades;
o
Levantamento de vocabulário e escrita;
o
Ortografia correta;
o
Discussão sobre o tema (assunto) abordado no
texto;
o
Compreensão do texto;
Recursos:
o
Texto e tarefas relacionadas;
Avaliação:
o
Tarefas com fins de registros para
acompanhamento da aprendizagem;
Desenvolvimento:
1. Leitura
do texto: Xande, e o seu cão Max.
(folha anexa)
2. Interpretação
do texto:
a) Circule, no texto, com lápis de cor,
as palavras com a letra X e, depois, escreva-as no quadro
correspondente:
X com som de CH
|
|
X
com
som de Z
|
|
X com som de CS
|
|
X com som de S
ou SS
|
b) Quem ganhou um cão de raça?
( ) Alex
(
) Max
( ) Xande
c) Onde estava gravado o nome do cão?
-------------------------------------------------------------------------------------
d) Xande promete levar Max:
( ) ao sítio
(
) à exposição de cães
(
) ao parque de diversões
3. Ortografia: Os sons do X (folha
anexa)
a) Coloque em ordem alfabética as
palavras abaixo:
máximo – Xande – caixote – próxima –
fixa – aproximou – exposição
------------------------------------------------------------------------------------
------------------------------------------------------------------------------------
b) Complete as frases com as palavras
do quadro:
Saxofone –
abacaxi – exercícios – próximo - excursão
|
Auxiliadora fez doce de
.......................... com coco.
No ....................................
domingo irei ao cinema.
A ................................. ao
zoológico foi ótima.
Os .................................
de matemática foram fáceis.
Xisto toca
................................... na banda da escola.
c) Complete as palavras com x e,
depois, separe-as em sílabas: (classifique-as qto ao seu n°) (monossílaba, dissílaba,
trissílaba e ou polissílaba):
trou....e - ........ .......
e.....ecutar - ....... ....... .......
.......
e.....atidão - ....... ....... .......
.......
Au.....iliadora - ...... ..... ......
....... ...... .......
tá....i - ...... ......
e.....clamação - ..... ...... ......
.......
d) Forme palavras de acordo com o
número nas sílabas:
1 xu
|
2 no
|
3 en
|
4
xer
|
5
xa
|
6 são
|
7
xo
|
8 xi
|
9
ter
|
10
plo
|
11 da
|
12
tá
|
13 ex
|
14 val
|
15 ga
|
13, 10. 6
................................
12, 8 ................................
3, 4, 15
................................
3, 1, 15
...............................
3, 5, 11
...............................
3, 7, 14 .................................
13, 9, 2
...............................
e) Leia as palavras e escreva-as no
quadro correspondente:
exército – pirex – exercício –
crucifixo – exagerado -
Rex -boxeador – táxi – fixar – exame –
X com som de CS
|
X com som de Z
|
f) Fique ligado: (folha anexa)
g) Completando a história: (folha
anexa)
Folhas anexas:
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