PLANEJAMENTO : LÍNGUA PORTUGUESA

    Plano de aula
   Dados de identificação:
   Componente Curricular: Língua Portuguesa (4 períodos de 90min.c/)
   Ano: 2ºano
   Nome do professor: Sheila
   Conteúdos:
o   Leitura oral e silenciosa;
o   Leitura e interpretação do texto;
o   Ortografia: os sons do x;
   Objetivos:
o   Desenvolver a habilidade de leitura oral e silenciosa;
o   Desenvolver a interpretação do texto;
o   Estabelecer ideias do texto em relação à amizade, neste caso do seu animalzinho de estimação;
o   Ampliar seus conhecimentos;
   Procedimentos:
o   Estratégias de leituras, diversas habilidades;
o   Levantamento de vocabulário e escrita;
o   Ortografia correta;
o   Discussão sobre o tema (assunto) abordado no texto;
o   Compreensão do texto;
   Recursos:
o   Texto e tarefas relacionadas;
   Avaliação:
o   Tarefas com fins de registros para acompanhamento da aprendizagem;


       Desenvolvimento:

             1. Leitura do texto: Xande, e o seu cão Max. (folha anexa)

             2. Interpretação do texto:
             a)    Circule, no texto, com lápis de cor, as palavras com a letra X e, depois, escreva-as no quadro correspondente:

X com som de CH

X com som de Z

X com som de CS

X com som de S ou SS

b) Quem ganhou um cão de raça?
(    ) Alex
(    ) Max
(    ) Xande
c) Onde estava gravado o nome do cão?
-------------------------------------------------------------------------------------
d) Xande promete levar Max:
(    ) ao sítio
(    ) à exposição de cães
(    ) ao parque de diversões

3. Ortografia: Os sons do X (folha anexa)

a) Coloque em ordem alfabética as palavras abaixo:
máximo – Xande – caixote – próxima – fixa – aproximou – exposição
------------------------------------------------------------------------------------
------------------------------------------------------------------------------------

b) Complete as frases com as palavras do quadro:

Saxofone – abacaxi – exercícios – próximo - excursão
Auxiliadora fez doce de .......................... com coco.
No .................................... domingo irei ao cinema.
A ................................. ao zoológico foi ótima.
Os ................................. de matemática foram fáceis.
Xisto toca ................................... na banda da escola.

c) Complete as palavras com x e, depois, separe-as em sílabas: (classifique-as qto ao seu n°) (monossílaba, dissílaba, trissílaba e ou polissílaba):
trou....e - ........ .......
e.....ecutar - ....... ....... ....... .......
e.....atidão - ....... ....... ....... .......
Au.....iliadora - ...... ..... ...... ....... ...... .......
tá....i - ...... ......
e.....clamação - ..... ...... ...... .......


d) Forme palavras de acordo com o número nas sílabas:

1    xu
2   no
3   en
4   xer
5   xa
6   são
      7   xo
8   xi
9   ter
10   plo
11   da
12   tá
13   ex
14   val
15   ga
13, 10. 6 ................................
12, 8 ................................
3, 4, 15 ................................
3, 1, 15 ...............................
3, 5, 11 ...............................
3, 7, 14 .................................
13, 9, 2 ...............................

e) Leia as palavras e escreva-as no quadro correspondente:
exército – pirex – exercício – crucifixo – exagerado -
Rex -boxeador – táxi – fixar – exame –

X com som de CS
X com som de Z





f) Fique ligado: (folha anexa)

g) Completando a história: (folha anexa)

Folhas anexas:











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